Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8MJJY6
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Heloisa de Faria Cruzpt_BR
dc.contributor.referee1Kátia Gerab Baggiopt_BR
dc.creatorHelaine Nolasco Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T00:38:49Z-
dc.date.available2019-08-14T00:38:49Z-
dc.date.issued2010-10-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VCSA-8MJJY6-
dc.description.abstractThe objective of the investigation is an analysis of the national identity of two of the most important modernists` groups of Brazil: verdeamarelo/Anta and Antropofagia. They were predominantly active within the period of 1926 and 1929. In view of these groups influence on the historical and cultural memory of the country, a review of the canonical critics and historiography about these groups was undertaken by means of a comparative analysis. Verdeamarelo/Tapir and Antropofagia formulated concepts about aestetics, nation and national identity which have been researched. Mutual aspects as well as differences were found and discussed. Furthermore, texts have been analyzed which were produced by the participants of the two modernists groups and by other intellectuals who had leaned on the ideas of Verdeamarelo/Tapir and Antropofagia. Based on that, the pedagogical character of the modernist speech in the narratives of verdeamarelo/Tapir and Antropofagia was verified. Both groups worked on a definition of the people and their historical transformation depending on time and location. Their approach was focused on avoiding regional fragments and times being projected in different dimensions. Based on the fundamental elements of people, location and time, the modernists narratives defined what nationality means in terms of art and literature and, in the last instance, what it means to be Brazilian.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto de análise a construção da identidade nacional tal como foi proposta por dois dos mais destacados grupos modernistas do Brasil o Verdeamarelo/Anta e a Antropofagia , cujo período de atuação se deu entre 1926 e 1929. Tendo em vista a importância da presença desses grupos na memória histórico-cultural do país, empreendeu-se, por meio de um viés comparativista, umarevisão da crítica e da historiografia canônicas existentes sobre os referidos grupos. A partir da concepção estética, de nação e de identidade nacional formulada por ambos, buscou-se refletir sobre os pontos comuns e as divergências entre o Verdeamarelo/Anta e a Antropofagia. Para isto, foram analisados textos produzidos pelos próprios integrantes dos dois grupos modernistas e por outros intelectuais que se debruçaram sobre o ideário dos verdeamarelos e dos antropófagos, posteriormente. Assim, verificou-se o caráter pedagógico do discurso modernista presente nas narrativas verdeamarelas e antropofágicas, as quais buscaram definir as linhas constitutivas dos sujeitos nacionais e o percurso histórico desses sujeitos no espaço-tempo da nação. Espaço pensado de modo a evitar as fragmentações regionalistas e tempo projetado em suas várias dimensões. Assentadas nesses elementos basilares, as narrativas modernistas aqui focalizadas se pautaram pela afirmação do que é nacional em termos de arte e literatura e, em última instância, do que é ser brasileiro.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.otherAntropofagiapt_BR
dc.subject.otherNacionalismopt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherModernismopt_BR
dc.titleVerdeamarelo/anta e antropofagia: narrativas da identidade nacional brasileirapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_de_helaine_nolasco_queiroz.pdf863.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.