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dc.contributor.advisor1Newton Bignotto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Helton Machado Adversept_BR
dc.contributor.referee2Nádia Soukipt_BR
dc.creatorFabio Abreu dos Passospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:04:53Z-
dc.date.available2019-08-12T20:04:53Z-
dc.date.issued2008-03-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VCSA-8YWMBC-
dc.description.abstractThe central theme of this research is emphasizing the political implication of the faculty of thought in Hannah Arendts philosophy. Thus, our intention is to show that in boundary situations, in which the public space does not exist, the resistance, phenomenon produced by thinking, consists as a kind of political action, as it boost the plural motivation, from its exemplarity. The resistance, analysed in this perspective, that is, on the way of giving examples, will arrive at the realization of plural motivation, making that the thinking may come of the we, that is, the public sphere, constituted by human plurality. In other words, what we intend to prove by reasoning is that in boundary situations, which the past stops to throw light on future, the intellect walks in obscurity (TOCQUEVILLE, 1969: 361), the resistancepoints, from then its example, to the fact that we can not forget our responsibility with by ourselves and by world itselfpt_BR
dc.description.resumoO tema central desta pesquisa é enfatizar a implicação política da faculdade de pensamento na filosofia de Hannah Arendt. Assim, nossa intenção é demonstrar que em situações limites, nas quais o espaço público inexiste, a resistência, fenômeno produzido pelo pensar, constitui-se como uma espécie de ação política, pois ela impulsiona a motivação plural, a partir da sua exemplaridade. A resistência, analisada nessa perspectiva, ou seja, no papel fomentador da exemplaridade, culminará na realização da motivação plural, fazendo com que o pensar possa atingir o nós, ou seja, a esfera pública, constituída pela pluralidade humana. Em outras palavras, o que pretendemos demonstrar é que em situações limite nas quais o passado cessa de lançar luz sobre o futuro, a mente do homem vaga na obscuridade (TOCQUEVILLE, 1969: 361), a resistência aponta, a partir de seu exemplo, para o fato de que não podemos esquecer nossa responsabilidade para conosco e para com o mundopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSituações Limitespt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectExemplopt_BR
dc.subject.otherArendt, Hannah, 1906-1975pt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherFilosofia alema Séc xxpt_BR
dc.titleA implicação política da faculdade de pensamento na filosofia de Hannah Arendtpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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