Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VGRO-5KRP2U
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Músicos de Sabará: a prática musical religiosa a serviço da Câmara (1749-1822) |
Autor(es): | Daniela Miranda |
primer Tutor: | Douglas Cole Libby |
primer Co-tutor: | Paulo Augusto Castagna |
Resumen: | Esta dissertação apresenta uma análise da atividade musical exercida junto ao Senado da Câmara da Vila Real de Sabará no período de 1749 a 1822. Os músicos, além dos diversos outros representantes das artes e dos ofícios da Vila, eram regularmente requisitados para atuarem nos eventos promovidos pela Câmara. Assim, as festas transformaram-se no principal ponto de apoio desse trabalho, e seus registros, os meios pelos quais tornou-se possível a recuperação de importantes informações a respeito da demanda pela música, dos contratos efetuados, dos serviços cumpridos, e dos valores recebidos pelo serviço musical. O significado das práticas festivas e os interesses envolvidos na organização e promoção desses momentos também são abordados, e a estrutura instrumental e vocal dos conjuntos que atuavam nesses festejos é apresentada sob o amparo da bibliografia pertinente ao tema e dos inventários e testamentos dos músicos localizados. |
Abstract: | This dissertation presents an analysis of the musical activity performed close to the Senate of Vila Real de Sabará, during the period between 1749 and 1822.The musicians as other representatives of the arts and of the occupations (carpenter, tailor, blacksmith, shoemaker, etc) of the village were regularly requested to act in the events promoted by the Chamber. Thus, the commemorations became the main point of support of the music performance, and through its registrations it has been possible to recover important information regarding the demand for the music, the fulfilled contracts, the executed services, and the values received by the musical service.The dissertation also discusses the meaning of the festive practices and the interests involved in the organization and promotion of those celebrations, and presents the instrumental and vocal structure of the groups that used to act in those celebrations based on pertinent bibliography regarding the theme, and the inventories and testaments of the regional musicians. |
Asunto: | História Música sacra Sabará (MG) Séc XVIII e XIX |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VGRO-5KRP2U |
Fecha del documento: | 4-sep-2002 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__cao.pdf | 458.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.