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dc.contributor.advisor1Jose Carlos Reispt_BR
dc.contributor.referee1Guiomar Maria de Grammont M. A. Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Renarde Freire Nobrept_BR
dc.creatorGuilherme Dantas Paoliellopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:51:47Z-
dc.date.available2019-08-14T11:51:47Z-
dc.date.issued2009-11-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VGRO-7X3NP4-
dc.description.abstractThis dissertation aims german philosopher Friedrich Nietzsches dialogue with the XIX centurys historical thought. Addressing works like The Birth of Tragedy, On Advantage And Disadvantage Of History For Life, Human, All Too Human, Thus Spoke Zarathustra e On the Genealogy of Morals, the work in question interprets the really complex way in which Nietzsche analyzed e developed the cultural and philosophical implications of the emergence of historical thought in the XIX century as a highly prestigious form of rationality and knowledge. The main argument of this dissertation is that beginning his philosophy as a great critic of modern mans devotion related to historical view, Nietzsche ended up radically converting himself to the very same, finally to conclude that, if he didnt desire to be nothing else than a commitment to old court of facts and metaphysical values, illusions and millennial cultural misconceptions, Philosophy couldnt quit being itself a form of historical knowledge in respect to man and culture. Keywords: Christianity, enlightpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo trabalhar o diálogo do pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche com o pensamento histórico do século XIX. Abordando obras como O nascimento da tragédia, Da utilidade e desvantagem da história para a vida, humano, demasiado humano, Assim falou Zaratustra e A genealogia da moral, o trabalho em questão interpreta o modo bastante complexo como Nietzsche analisou e desenvolveu as implicações culturais e filosóficas da emergência do saber histórico no século XIX como uma forma de racionalidade e conhecimento altamente prestigiada. O argumento central da dissertação é que iniciando sua filosofia como um grande crítico da devoção do homem moderno com relação ao olhar histórico, Nietzsche acabou por converter-se radicalmente ao mesmo, chegando por fim a concluir que, caso não quisesse ser mais do que um compromisso com velhos juízos de fato e valor metafísicos, ilusões e equívocos culturais milenares, a filosofia não poderia deixar de ser ela mesma uma forma de saber histórico a respeito do homem e da cultura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.subjectPensamento históricopt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectFilosofia da históriapt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectTeoria da históriapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectConhecimento históricopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectFilosofia alemãpt_BR
dc.subjectTempo históricopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subject.otherFilosofia alemã Séc XIXpt_BR
dc.subject.otherHistoricismopt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherCienciapt_BR
dc.subject.otherNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt_BR
dc.titleNietzsche como pensador da história: critica e apologia do pensamento historico na filosofia de Friedrich Nietzschept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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