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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
Authors: Geovano Moreira Chaves
First Advisor: Joao Pinto Furtado
First Referee: Rodrigo Patto Sa Motta
Second Referee: Alcides Freire Ramos
Abstract: O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situação fez do cineclubismo de Belo Horizonte da época um dos mais importantes pólos difusores de críticas e teorias, e também de recepção da cinematografia internacional no Brasil. Os cineclubes CEC (Centro de Estudos Cinematográficos) e CCBH (Clube de Cinema de Belo Horizonte) foram os que mais se destacaram, devido à existência de um conjunto coerente de elementos políticos e estéticos que, ao se relacionarem, permitiram a definição de identidades aos indivíduos e às coletividades que frequentavam aqueles espaços, seja via catolicismo em sua vertente mais conservadora, seja na postura de defesa dos ideários comunistas e até mesmo existencialistas. Levamos em conta a circulação das vanguardas e produções cinematográficas, mapeando os posicionamentos de ideários políticos associados a linguagens estéticas, assim como alguns momentos de recepção e interpretação dos filmes no interior dos cineclubes pela crítica especializada, com a intenção de descortinar e compreender historicamente o sentido que estes cineclubistas pretenderam atribuir ao cinema. Na capital mineira de meados do século passado, o movimento cineclubista desempenhou, também, um importante papel no que tange à reflexão política e estética acerca dos acontecimentos de repercussão nacional naquele contexto. Tal propagação se manifestava principalmente nas revistas produzidas por estes cineclubes, que traziam o cinema associado a várias temáticas. Determinar o significado que o cinema deveria ter diante do público e da crítica especializada foi também a intenção destes cineclubistas, que aliavam estética cinematográfica a posicionamentos políticos e morais, atribuindo sentidos e identidades aos frequentadores daqueles espaços, inclusive por meio de propostas de educação cinematográfica, cada um ao seu modo, levando em consideração suas concepções e visões em comum de passado, presente e futuro, como forma de sustentarem suas argumentações e projetos de acordo com seus respectivos engajamentos.
Abstract: The cineclubism. from Minas Gerais emerged in the middle of the twentieth century, mainly in Belo Horizonte city. It corresponds to areas of important existing links between aesthetics and politics via the movies, mostly by having performed a important role regarding the production and diffusion of cinematographic theories, critiques, languages and schools until then consolidated. Such situation has made that cineclubism. one of the most important critique and theory diffuser poles, and also for the international cinematography in Brazil. The CEC (Centro de Estudos Cinematográficos) and CCBH (Clube de Cinema de Belo Horizonte) cinema clubs were the most highlighted ones due to the existence of a coherent set of political and aesthetical elements that, by relating themselves, have allowed the individuals and collectivities that frequented those places via Catholicism in its most conservative side, or via defeating communist or even existentialist ideologies to define their identities. We have taken into consideration the propagation of the cinematographic productions and vanguards, surveying the political ideologies positioning associated to aesthetic languages, such as some moments of reception and interpretation of movies inside the cinema clubs by the specialized critique, in order to historically comprehend and reveal the meaning those cineclubists. intended to assign to the movies.In last century.s Belo Horizonte, the cinema club movement has also performed a important role regarding the political and aesthetical reflection about the national repercussion events of that moment. Such propagation was mostly demonstrated in the magazines produced by those cinema clubs that associated cinema to several themes.Determining the meaning the cinema should have towards the audience and the specialized critique was also the aim of those cineclubists., that allied cinematographic aesthetics to moral and political positions. They wanted to assign meanings and identities to the regulars of those places, including by cinematographic schooling, each one by their means, taking in consideration their common views and conceptions of past, present and future, as a way of sustaining their argumentations and projects according to their respective engagements.
Subject: Cinema História
História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-8D8P35
Issue Date: 10-Dec-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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