Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-8M6QTX
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para a consolidação do modernismo na cidade moderna
Authors: André Mascarenhas Pereira
First Advisor: Regina Helena Alves da Silva
First Referee: Maria Eliza Linhares Borges
Second Referee: Elio Chaves Flores
Abstract: A proposta central, sob a qual se articula esta dissertação, compreende identificar a relevância dos caricaturistas das décadas de 1920 e 1930 e suas produções artísticas como elementos que influenciaram a configuração do modernismo em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa qualitativa, a presente dissertação argumenta como tal corrente artística se disseminou nesta cidade, com maior intensidade, a partir de seu desenvolvimento urbano e industrial. Para compreender o desenvolvimento do modernismo em Belo Horizonte e a sua relação com os caricaturistas, foi necessário resgatar a formação social da cidade que possibilitou compreender a constituição do campo artístico local sobre o qual ditos artistas tentaram ascender. As fontes consultadas foram: periódicos, revistas e jornais, como também uma pesquisa iconográfica baseada em charges e caricaturas. As conclusões obtidas revelam como, nas primeiras décadas do século XX, as produções simbólicas valorizadas pela elite belo-horizontina eram de natureza acadêmica impressionista para, a partir da década de 1920, tornarem-se um embate contra as correntes modernistas. Por conseguinte, constatou-se que o desenvolvimento urbano e industrial da cidade contribuiu não só para a ampliação das atividades da imprensa local, mas também, de forma ideológica, para impulsionar a atuação de um grupo de intelectuais que pregavam pela consolidação do modernismo em Belo Horizonte. Em suma, a reivindicação de uma arte moderna possibilitou maior espaço de ação para os caricaturistas e, consequentemente, a valorização simbólica de suas produções.
Abstract: The main proposal that organize this paper is to identify the significance of the way that caricaturists in the 1920s and 1930s and their productions worked out as elements that had an influence over the modernism of Belo Horizonte. Through a qualitative research, this paper argues how this artistic movement spread all over the city in a wider range on account of the industrial and urban development. In order to understand the progress of the modernism in Belo Horizonte and its connection to caricaturists, it was necessary to look for the social formation of the city that enabled the comprehension of the artistic field which these artists aimed to reach. The sources consulted were: newspapers, magazines and journals as well as an iconographic research based on cartoons and caricatures. The resulting conclusions show how, during the first decades of the twenty century, the symbolic productions valorized by the belo-horizontinian elite were of an impressionist academic nature to turn, from the 1920s, into a struggle against the modern movements. Therefore, it was testified that the urban and industrial progress of the city contributed not only to the increase of activities of the local press, but also, in an ideological way, to the impulse of performance of an intellectual group who advocated for the modernism consolidation in Belo Horizonte. Summing up, the claim of a modern art made possible a bigger space of action for the caricaturists and, consequently, a symbolic valorization of their productions.
Subject: Belo Horizonte (MG) História
História
Caricatura
Modernismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-8M6QTX
Issue Date: 23-Aug-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tra_os_de_belo_horizonte_amp.pdf66.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.