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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Fragmentos de visualidades chinesas no setecentos mineiro(1920-1970)
Authors: Andrea Piazzaroli Longobardi
First Advisor: Adriana Romeiro
First Referee: Marcos Cesar de Senna Hill
Second Referee: Guiomar de Grammont
Abstract: Este trabalho buscou delinear práticas e significados atrelados ao gênero das chinoiseries no contexto da ornamentação sacra da Capitania das Minas Gerais (1720-1770). Ao traçar um histórico da técnica de pintura com o pigmento vermelhão, percebeu-se que tal pigmento, utilizado na pintura de charão, foi atrelado à temática oriental quando aumentou a circulação de objetos das Índias Orientais, bem como a disseminação do gosto oriental. A formação desse gosto por imagens e referências orientais foi pautado pela valorização das mercadorias de origem ultramarina, e pela projeção da idéia de terras repletas de maravilhas, justas e harmoniosas, em reinos e impérios extremo-orientais. As chinoiserie abordadas por este trabalho possuem como referência visual um gênero específico da arte sínica o shanshui (montanha-água). Tal gênero sínico foi disseminado na Europa através da circulação de pocelanas ornamentadas. Seguindo tal estrutura de composição, as chinoiserie combinam signos que circularam em gravuras-modelo utilizadas por pintores ornamentistas europeus. Essa superposição de modelos e signos é uma característica das chinoiserie que está em pleno acordo com o modo de produção e invenção retórica das artes coevas. A fim de averiguar os modos de composição e as referências utilizadas nas chinesices na Capitania das Minas Gerais, realizou-se um elenco das imagens presentes nesses painéis. Analisou-se, para esse fim, exemplos específicos como a porta esquerda da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Sabará e a Igreja de Nossa Senhora da Expectação do Parto. Observa-se nas chinoiseries que o engenho dos artífices foi empregado, muitas vezes, com predominância da fantasia sobre o juízo - ambos foram maneiras de compor caracteristicas das artes seiscentistas e setecentistas. Assim, tanto o ouro e a laca do douramento quanto os exóticos signos nas chinesices podem ser considerados referências que figuram em função da comoção dos afetos do fruidor. Infere-se que o ornamento, na arte setecentista ibérica, pode ser visto como como enkomion, ou elogio de coisas consideradas elogiáveis. Assim, a forma de invenção e composição do gênero das chinoiserie pode ser definida, - conforme o historiador Álvaro Samuel como práticas exotismo orientalizante. A alteridade, o exótico, nessas obras, indicava a projeção de sonhos próprios da cultura Ocidental produtora daqueles gêneros.
Abstract: This dissertation attempts to outline practices and values linked to the gender of chinoiserie in the context of sacred ornaments of the Minas Gerais Province (1712-1770). In outlining the history of painting with vermilion pigment techniques, it was realized that the pigment was tied to oriental themes as long as the circulation of objects from the East Indies was increased, as well as the spread of Oriental taste. The propagation of the Oriental taste was marked by the appreciation of Eastern goods, and by the projection of a land full of wonders and harmoniums idea on to kingdoms and empires in the Far East. The chinoiserie studied by this work make reference to a specific Sinic genre of art - the shanshui (mountain-water). This genre was widespread in Europe through the circulation of ornate porcelains. Following the shanshui structure and composition, the European art combined exotic images that circulated though European ornamentalists painters. This superposition of models and signs is a feature that is in full agreement with the rhetorical mode of production and invention of coeval arts. In order to ascertain the composition patterns and the references used in the Minas Gerais Province´s chinesices ,this research made a list of images found on these panels. Were analyzed, for this purpose, specific examples, like the left door of the Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Sabará) and the Igreja de Nossa Senhora da Expectaçção do Parto (Sabará). It is observed that, on the production of the chinoiserie, European artists had employed techniques based their ingenuity on fantasy more than sense - both ways of composing characteristics of eighteenth and seventeenth-century art. Thus, both gold lacquer and gilding, as well as the exotic chinesices signs, can be seen as a reference that appear due to the spectator´s affects commotion. It is inferred that the ornament in the eighteenth century Iberian art can be seen as enkomion, or praise of valuable things. So, the shape and composition of the invention of chinoiserie genre can be defined - as the historian Alvaro Samuel - as "orientalist exotic practices." The otherness and the exotic, on these works, indicate the projection of Western culture's own dreams and expectations on this genre production.
Subject: Arte chinesa Minas Gerais
História
Exotismo na arte
Arte História
Minas Gerais História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-8QTP3J
Issue Date: 30-Sep-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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