Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZFSWX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Erminia Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Ernani de Castro Malettapt_BR
dc.creatorMaria Clara Lemos dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T21:24:43Z-
dc.date.available2019-08-11T21:24:43Z-
dc.date.issued2006-10-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZFSWX-
dc.description.abstractCe travail part du concept de Transfert dApprentisage motrice, et il parle dela construction de la corporéité de lartiste du spectacle vivant, ainsi que descompétences offertes au commédien en formation par les activités ducirque, notamment les activités aériennes. Les transferts de lapprentisageseront ici présentés dans différents contextes, selon les individus,lenvironnement et les tâches à accomplir. Les exemples seront pris dans lesexpériences personnelles du chercheur, vécues tout le long des séances desdisciplines Techniques du Cirque et Préparation Corporelle pour la mise enscène de spectacles vivants, dans le cadre du Cours de Théâtre de lÉcoledes Beaux-Arts de lUniversité Fédérale du Minas Gerais, ainsi que lors duspectacle de théâtre Bicicleta Branca (Vélo Blanc) et dans le processusdélaboration du numéro de cirque Corda Clara (La Corde Claire). Lesoutils utilisés par la recherche ont été une révision systématique de lalittérature sur les sujets abordés, des interviews avec des personnes-clés, etdes observations réalisées par le chercheur lors des contextes présentés.Cette étude cherche à démontrer que les habiletés et compétencesdéveloppées par les Arts du Cirque peuvent établir un transfertdapprentisage positif pour le commédien en formation.MOTS-CLÉS: Transfert dapprentisage ; Formation du commédien; Cirque;Théâtre; Techniques aériennes de cirque; Tissu et Trapèze.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho ancora-se no conceito de Transferência deAprendizagem motora e aborda a construção da corporeidade do artistacênico e as competências que as atividades circenses, principalmente asaéreas, oferecem ao ator em formação. As transferências do aprendizadoserão apresentadas em diferentes contextos, levando em consideração osindivíduos, os ambientes e as tarefas a serem executadas. Serviram comoexemplos ilustrativos as experiências pessoais da pesquisadora nas aulas deTécnicas Circenses e de Preparação Corporal para montagem deespetáculos no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes daUniversidade Federal de Minas Gerais, no espetáculo teatral Bicicleta Brancae na construção do número circense Corda Clara. Serviram comoinstrumentos da pesquisa a revisão sistemática da literatura sobre os assuntosabordados, entrevistas com informantes-chaves e observações realizadaspela pesquisadora nos contextos apresentados. Este estudo procurademonstrar que as habilidades e competências desenvolvidas pelas ArtesCircenses podem estabelecer uma transferência positiva de aprendizagempara o ator em formação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransferência de aprendizagem motorapt_BR
dc.subject- Estudo e ensino Representação teatral Estudo ept_BR
dc.subjectensino Circo Técnicas aéreaspt_BR
dc.subject.otherTransferência de aprendizagem motorapt_BR
dc.subject.otherAtores Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatral Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCirco Técnicas aéreaspt_BR
dc.subject.otherTrapézio (Circo)pt_BR
dc.subject.otherTecido (Circo)pt_BR
dc.titleTransferência de aprendizagem: um percurso entre as técnicas aéreas circenses e a formação do ator.pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
transfer_ncia_de_apredizagem_maria_clara_lemos_2006.pdf5.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.