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dc.contributor.advisor1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Marcello Giovanni Tassarapt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Carlos de Carvalho Marinhopt_BR
dc.creatorAntonio Cesar Fialho de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:51:47Z-
dc.date.available2019-08-10T23:51:47Z-
dc.date.issued2005-07-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZKRUN-
dc.description.abstractThe present study aims to shed light upon the methodologicalprocess involved in the making of animated features. Regardless of itsreproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects' technical quality in an efficient manner, without compromising the creative process of the actual animation. This phase and its inherent methodology are central to this study, along with an attempt to elaborate a systemic view of the evolution of the animation studio as an entertainment industry business venture and its natureas an organized enterprise.It is as important that future chief animators in Brazil have an overview of the organizational structure in animation studios and their underlying artistic and functional hierarchy, as it is crucial that they identify andreflect upon the division of labor when forming an animation team to work in the production of an animated feature or any such project. This knowledge will help them to better assemble teams and lay down members functional responsibilities in order to meet production deadlines and guarantee technical and artistic quality, while fully understanding the dichotomy of the animated feature as a product of the Art Industry.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia industrialpt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subject.otherAnimação por computadorpt_BR
dc.subject.otherComputação gráfica tridimensionalpt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherMercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherDesenho animadopt_BR
dc.titleDesvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrialpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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