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http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Design do filme |
Autor(es): | Claudia Stancioli Costa Couto |
Primeiro Orientador: | Heitor Capuzzo Filho |
Primeiro Coorientador: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
Primeiro membro da banca : | Paulo Antonio Pereira |
Segundo membro da banca: | Dilma de Melo Silva |
Resumo: | Investiga-se a aplicação do conceito de design ao cinema, e a influência da tecnologia no design do filme. O cinema pode ser visto como a (re)criação de mundos artificiais em seqüências de pedaços de espaço. Verificou-se que o filme também pode ser visto como um sistema de identidade visual. O transporte de conceitos de design para o cinema ajudou a unir departamentos separados sob um olhar unificado. O design de produção define a atmosfera geral do filme através da conjugação de elementos visuais como cenário, luz, figurino. O cenário é o elemento mais visível do conjunto visual, e pode ser acrescido de significado, e manipulado para comunicar visualmente certos aspectos da narrativa. Pesquisou-se a origem da aplicação do design ao filme através da análise da evolução da cenografia. Verificou-se que em vários filmes considerados importantes para a área de direção de arte/design de produção, a tecnologia disponívelfoi empregada para incrementar a qualidade da imagem tanto tecnicamente, quanto esteticamente. As análises descritivas de alguns desses filmes demonstraram que a tecnologia expande os limites da criação ao permitir a edição do espaço cenográfico através da composição de imagens de diferentes origens. Concluiu-se que a conjunção entre design e tecnologia abre novos caminhos na criação de cenários e criaturas digitais, e que a tecnologia enriquece a experiência cinematográfica quando utilizada como uma ferramenta de auxílio, e não apenas como a atração principal. |
Abstract: | This work investigates how to apply the concept of design to the movies, and the influence of technology on film design. Film can be seen as the (re)creation of artificial worlds in sequences of pieces of space. It was verified that film can also be seen as a visual identity system. The ransportation of design concepts to cinema has helped to unite separate departments under a unified look. The production design defines the overall look of a film through the combination of visual elements such as the set design, the lighting, and the costume design. Sets are the most notable element of the visual group, and it can be attributed with meaning, as well as be manipulated to visually communicate certain aspects of a film´s narrative. The origin of the use of the designconcept in the movies was researched through the analysis of set design evolution. It was verified that many of the films that are important in the art direction/production design area, had used the available technology to enhance the image´s quality both technically and aesthetically. Descriptive analysis of some of these films have shown that technology expands the limits of creativity, by allowing the editing of cinematicspace through the combining of images from different sources. Finally, it was concluded that the conjunction of design and technology opens new ways for the creation of digital sets, as well as digital creatures, and also that technology enhances the cinematic experience when it is used as a handy tool as opposed to the main attraction. |
Assunto: | Cinema e tecnologia Design de filmes Cinema Direção e produção Cinema Cenografia e cenários |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFS |
Data do documento: | 6-Dez-2004 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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