Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Inclusão audiovisual através do cinema de animação
Authors: Sergio Henrique Carvalho Vilaca
First Advisor: Evandro Jose Lemos da Cunha
First Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Second Referee: Jose Americo Ribeiro
Abstract: Este trabalho teve a intenção de contribuir para o entendimento dos processos de inclusão social e cultural através do cinema, buscando mapear iniciativas que prepuseram a utilização da animação em sua plenitude como elemento de inclusão nas escolas públicas. Identificamos ações que exploraram todo o potencial das técnicas de animação com criatividade e ousadia didática; ações que buscaram a interação entre a escola pública e as instituições sociais e culturais de inclusão audiovisual do terceiro setor. Para uma compreensão melhor desses processos de inclusão audiovisual, foi feito um estudo de caso do projeto Vilanimada, que foi acompanhado desde a sua concepção até a sua conclusão pelo autor desta dissertação. As experiências didáticas no ensino da animação desse projeto e dos outros projetos estudados foram adaptadas para a elaboração de um material didático que contém informações detalhadas sobre a história da animação, conhecimento das diversas técnicas, bibliografia específica e principalmente receitas de construção de projetos de animação com baixo custo. Esta publicação servirá de base para professores de escolas públicas ou de oficinas de inclusão social trabalharem as diversas técnicas de animação.
Abstract: This task intends to contribute for understanding the social and cultural inclusion process through the movies, seeking for estimate initiatives that propose the cartoon (animation film) as element of educational experience at Brasilian public school. Actions that use the whole potential of the cartoon technicality to improve creativity and new educational method has been identified; as well as actions that connect the public school to the social and cultural institutions of audivisual in the non-governmental institutions.The Vilanimada Project is the subject of the study used for understanding the process of audiovisual inclusion at schools. Such project has been read up from the beginning to his conclusion. The experiences with cartoon study in Vilanimada Project and other else projects has been used for the elaboration of the textbook with substantial information about cartoon history, including its techniques and specific bibliography, specially how to draw up cartoon projects in low budget. This essay will support teachers in public schools as well as workshops using cartoon.
Subject: Ensino audiovisual
Inclusão audiovisual
Ensino Inovações tecnológicas
Animação (Cinematografia) no ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73GJ4G
Issue Date: 30-Aug-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_sergio_vilaca.pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.