Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73QQU9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O show deve continuar: o gênero musical no cinema
Autor(es): Christine Veras de Souza
primer Tutor: Ana Lucia Menezes de Andrade
primer miembro del tribunal : Paulo Antonio Pereira
Segundo miembro del tribunal: Heitor Capuzzo Filho
Resumen: Dentro do cinema industrial, o gênero musical teve suas potencialidades encobertas pelo rótulo de escapista, contribuindo para a alienação do espectador. A partir disso, buscou-se resgatar essa modalidade dramática, através de análises e estudos de produções musicais significativas, buscando sua importância para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica clássica. O gênero passou por diferentes fases, sendo que, mesmo depois de sua decadência na indústria cinematográfica norte-americana, musicais continuaram sendo produzidos. No século XXI, o musical ressurge em produções contemporâneas, apontando um novo caminho através de sua adaptação ao ritmo e gosto do espectador atual, provando a incrível capacidade deste gênero de se adaptar aos novos tempos, angariando novas gerações de cinéfilos. O musical, devido à sua flexibilidade narrativa, abriu as portas para todo tipo de experimentações interessantes com o som. Diferentes produções exploraram e continuam explorando a música enquanto recurso formal para expressar a subjetividade de personagens. Outros países também se aventuraram na criação de um estilo próprio de musical. Assim, os países que decidiram dedicar-se ao gênero criaram soluções características de sua nacionalidade, permitindo um novo olhar sobre o musical.
Abstract: Inside the industrial cinema, the musical genre had its potentialities concealed by the label of escapism, contributing to the alienation of the spectator. Since then, it has become necessary to rescue this dramatic modality, through analyses and studies of significant musicals productions, searching its importance to the development of the classical cinema language. The genre passed by different phases, being that, even after its decadence in the American film industry, continued being produced. In the XXI century, the musical resurrects once again in contemporary productions, showing a new path, through its adaptation to the rhythms and the tastes of todays spectator, and proving the incredible capacity of this genre in adapting itself to the new time, conquering new generations of movie fans. The musical, due to its narrative flexibility, opens the doors to all kinds of interesting experimentations with sound. Different productions explored the music, and continue to do it, as a formal resource to express the characters subjectivity. Other countries adventured in the creation of its own personal musical style. Therefore, the countries who decided to dedicate themselves to the genre have created characterized solutions of their nationality and culture, allowing new sights about musicals.
Asunto: Filmes musicais História e crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73QQU9
Fecha del documento: 11-oct-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_completa_christine_veras.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.