Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DPKW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O JOGO do DIÁLOGO: ALGUMAS INDAGAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTOR, OBRA E ESPECTADOR
Authors: Jacqueline Kelly Prado de Souza
First Advisor: Stephane Denis Albert Rene Huchet
First Referee: Maria do Carmo de F Veneroso
Second Referee: Marilia Andres Ribeiro
Abstract: A partir do contato com as obras de Waltercio Caldas e da observação de seu embate estético peculiar, surgiram questões a respeito da relação entre o espectador e a obra de arte, tendo como fio condutor desses questionamentos a interpretação e a percepção do objeto artístico. Por esse m otivo, a pesquisa iniciou-se no cam po da neurociência, no universo do sentir e da percepção, onde foi investigada a singularidade de cada percepção de cada espectador sobre o objeto artístico. A partir daí foi necessário refletir sobre o desejo, o interesse, o olhar do espectador sobre a obra. O pensam ento de Didi-Huberm an sobre a natureza do objeto de arte e as diferentes atitudes e olhares que o espectador pode ter no jogo com a obra foram essenciais, assim como o pensam ento de Barthes sobre a relação entre autor, espectador e obra, e o pensamento de Arnheim acerca da intuição e do intelecto na apreensão da obra. Com relação à obra de arte, utilizei as idéias do teórico Um berto Eco, especificamente os textos acerca da interpretação, superinterpretação e a intencionalidade da obra e, também, a interpretação da obra de arte segundo a análise de Martine J oly. No último capítulo, apresento minhas leituras de algum as obras de Waltercio Caldas, onde relaciono a produção do artista escolhido ao referencial teórico utilizado.
Abstract: Starting from the contact with the works of Waltercio Caldas, and from the observation of their peculiar aesthetic shock, some questions about the relationship between spectator and artwork appeared. The conductor threads of these questionings are the interpretation and the perception of the artistic object. For this reason, the research had its beginning in the field of the Neuroscience, at the universe of feelings and self-perception, where the singularity of each perception from each spectator on the artistic object was investigated. It was necessary an approach over the desires, the interests, the looking on the artwork by the spectator. The thoughts from Didi-Huberman about the nature of the art object and the different attitudes and looking ways that the spectator can deal with the works were essential, as so as the thoughts from Barthes about the relationship between author, spectator and artwork, and the thoughts from Arnheim concerning intuition and intellect in the apprehension of the work of art. Related to the artwork, the ideas of the theoretician Um berto Eco were used, specifically the texts concerning the interpretation, super interpretation and the purpose of the artwork, and also the interpretation of artwork according to the analysis of Martine J oly. In the last chapter I present personal readings of some works of Waltercio Caldas, where I relate the production of the chosen artist with the utilized theoretical referential.
Subject: Percepção visual na arte
Arte Apreciação
Caldas Júnior, Waltércio, 1946- Crítica e Interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-76DPKW
Issue Date: 9-Nov-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jacqueline_kelly_prado_de_souza.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.