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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8MCL
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Estudo de viabilidade técnica e financeira de utilização de telas soldadas em laje maciças de concreto armado |
Authors: | David de Oliveira Ballesteros |
First Advisor: | Aldo Giuntini de Magalhaes |
Abstract: | Neste trabalho analiso uma das tendências de racionalização das armaduras em lajes maciças com telas soldadas e que identifica e comenta os principais fatores componentes nos projetos e da execução das mesmas. Segundo GRIEZIC et al. (1994), o mercado de tela soldada no ano de 1989 correspondeu a 29% na França e 50% na Holanda. Estima-se que, no ano de 1999 o uso de tela soldada era responsável por 48% do mercado na Alemanha. Em contrapartida, hoje no Brasil, praticamente 14 anos após o estudo de GRIEZIC, estima-se algo em torno de 15% do mercado, um percentual muito baixo em relação aos países mais desenvolvidos. Estudos realizados pelo IBTS (Instituto Brasileiro de Tela Sodldada) juntamente com os fabricantes (Usinas Siderúrgicas) e clientes (Construtoras) mostram com com clareza a realidade do custo da mão de obras com o uso da telas soldada quando comparada com a armdura convencional. Em relação à armadura convencional, as telas soldadas apresentam as seguintes vantagens, IBTS (1990): fornecimento em aço categoria CA-60 até a bitola de 9,0 mm, podendo gerar redução no consumo da ordem de 17%, por conta da resistência de escoamento dos fios; obtenção por encruamento, gerando fios com diâmetros corretos com os especificados; apresentação em painéis, eliminando perdas; eliminação de cortes, dobramentos, marcação na fôrma e amarraçãocom arame recozido; redução dos comprimentos de ancoragem, por ação dos nós, IBTS(1996); aderência com o concreto pela superfície do fio e, principalmente, pelonó soldado; manutenção de espaçamentos uniformes, pois os fios são soldados emtodos os pontos de cruzamento, resultando armação de qualidadesuperior; facilidade de inspeção e conferência na obra.Um outro aspecto analisado é o aspecto econômico relacionado a compra do produto de acordo com a necessidade do cliente (Construtora) e também a produção e logística do produto até o canteiro de obra, mostrando a dificuldade encontrada por cada participante do processo Também apontam-se sugestões de caminhos e medidas a serem tomadas para a otimização do processo, através da diminuição dos custos e do tempo. |
Subject: | Engenharia civil Construção civil |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8MCL |
Issue Date: | 12-Sep-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Construção Civil |
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