Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MJHSD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Alvares Vidigalpt_BR
dc.creatorPaulo César Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:05:36Z-
dc.date.available2019-08-11T02:05:36Z-
dc.date.issued2013-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MJHSD-
dc.description.resumoA Arte sempre fez parte dos currículos escolares, e nas APAEs também. Sabendo de sua importância no ensino especial, houve interesses em inseri-la como disciplina na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Com o passar do tempo, notou-se que ela, a Arte, colaborava com o crescimento desses alunos. Estudiosos como Piaget e Vygotsky são citados nessa área pois atestam as melhorias cognitivas desses alunos. A liberdade dada para o exercício da criaçãodesses alunos especiais é um ponto da pesquisa que precisa ser destacada, pois ela não seria necessária se não houvesse esse respeito com sua arte, sua criação. Este trabalho tem como propósito fazer emergir a arte desses alunos e não forçá-los a um conceito restrito de obra artística. Técnicas e autores serão mostrados e tornados viáveis para eles, para que eles os conheçam, não para transformá-los.Quanto ao professor de Arte dessa instituição, ele deverá entender todo esse processo de ensino e aprendizagem, não se deixando envolver no processo de criação do aluno especial. Muitos alunos excepcionais deixaram de mostrar suas habilidades devido ao fato de suas famílias não perceberem que seus filhos poderiam conviver com a Arte. Com essa falta de apoio da família (não que ela não acreditava, mas na falta de conhecimento) perdeu-se muito na educação de seus filhos.O projeto será realizado na APAE de Caratinga, MG. Foram realizadasatividades com os alunos com habilidades artísticas explícitas (no caso, a Pintura). Essas atividades ficaram por conta dos professores dessa instituição. O tema livre foi abordado a eles para deixá-los à vontade e não e reprimi-los para que haja, no momento das aulas práticas, uma maior identidade nos seus trabalhos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectEnsino Especialpt_BR
dc.subjectAPAEpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleEnsino de pintura - Artes Visuais nas APAEs: um incentivo para o desenvolvimento artístico do aluno especialpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___cap_01_e_02_e_03.pdf3.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.