Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGE
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fabiana de Lucca Munaier | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gabriela Maria Garzon | pt_BR |
dc.creator | Vânia Aparecida Floriano Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T02:05:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T02:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGE | - |
dc.description.resumo | Considerando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem triangular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Escola pública e privada | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf | 852.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.