Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N5NSW
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação do profissional de enfermagem em relação à qualidade de vida do paciente portador de ferida crônica
Authors: Maria das Graças Rodrigues de Miranda
First Advisor: Isabel Yovana Quispe Mendoza
Abstract: No cotidiano das pessoas com feridas crônicas há presença de sofrimento, e isto acontece devido a dúvidas e angústias em relação ao tratamento e, principalmente, a ansiedade em ver a evolução da ferida para uma melhora. Dentro desta perspectiva, percebe-se que paraestas pessoas, uma ferida pode não ser apenas uma lesão física, mas algo que dói sem necessariamente precisar de estímulos sensoriais, uma marca, uma perda irreparável, ou seja, algo além de uma doença incurável o que pode interferir diretamente em sua qualidade de vida. (WAIDMAN A, 2011). Este trabalho tem como objetivo identificarfatores que contribuam na educação permanente do profissional de enfermagem que assiste o paciente portador de ferida crônica. Assim, foi utilizado o método de revisão integrativa de literatura. A amostra do estudo foi constituída por meio da busca de artigos publicadosna Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) indexadas na base de dados Literatura Latino- Americana e do Caribe em Saúde (LILACS), e no banco Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). No total extraiu-se uma população de 104 artigosidentificados nas bases de dados e obteve-se uma amostra final de 10 artigos para realização do estudo, sendo 06 na Base LILACS, 01 MEDLINE e 03 na Biblioteca SCIELO. Os descritores utilizados foram: Educação em Saúde, ferida crônica, qualidade de vida e enfermagem .Como resultado verificou-se que os artigos foram escritos de formaunânime por profissionais enfermeiros 10 (100 %), doutores e mestres (80 %), sendo a maioria dos estudos primário-qualitativos e tranversal quantitaivo. Conclui-se que ainda há poucos estudos que abordem o tema. Os fatores identificados no presente estudo que contribuirão para a educação permanente do profissional de enfermagem que assiste opaciente portador de ferida crônica foram : Necessidade de diálogo, ampliação de estudos/pesquisas sobre o tema, conhecimento técnico-científico, treinamento específico, visão integral , cuidado diferenciado , criação de plano de intervenção adequado para estetipo de paciente. Desta forma irá se obter êxito na educação e preparação dos profissionais em relação aos pacientes assistidos, não focando apenas na doença e sim com visão holística, de forma integral estimulando o paciente a se inserir novamente em sociedade com práticas educadoras que contribuem para uma abordagem resolutiva.
Abstract: The daily lives of people with chronic wounds are present suffering, and this happens due to doubts and fears regarding treatment and mainly anxiety to see the evolution of the wound for an improvement. Within this perspective, it is noticed that for these people a wound can not just be a physical injury, but something that hurts without necessarily sensory stimuli, a brand, an irreparable loss, ie something besides an incurable disease which can directly affect their quality of life. (The Waidman, 2011). This paper aims to identify factors that contribute to the continuing education of the nursing professional who assists the patient with a chronic wound. Thus, the method of the integrative review of the literature was used. The study sample was composed through the search of articles published in the Virtual Health Library (VHL) indexed on the basis of Latin American and Caribbean Literature Data on Health (LILACS), and bench Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE ). In total extracted a population of 104 articles identified in databases and obtained a final sample of 10 items for conducting the study, with 06 Base LILACS, MEDLINE 01 and 03 in SCIELO Library. The keywords used were: Health Education, chronic, quality of life and nurses. Como result it was found that the articles were written unanimously by nurses 10 (100 %), 05 doctors and mestres (80 %) injured, mostly qualitative studies of primary and transv quantiative. It is concluded that there are few studies that address the topic. The factors identified in this study willcontribute to the continuing education of the nursing professional who assists the patient with a chronic wound were : Need for dialogue , expansion of studies / research on the subject , technical and scientific knowledge, specific training, comprehensive vision, special care, creating appropriate for this type of patient treatment plan . Thus will succeedin education and training of professionals in relation to assisted patients, focusing not only on the disease but with holistic, holistically encouraging the patient to reenter into society with practical educators that contribute to solving approach.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N5NSW
Issue Date: 20-May-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_final_maria_miranda__2_.pdf110.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.