Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8FNK
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dc.contributor.advisor1Marcilaine Soares Inacio Gomespt_BR
dc.creatorAna de Fatima Assuncaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:12:26Z-
dc.date.available2019-08-14T14:12:26Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8FNK-
dc.description.resumoO desenvolvimento deste trabalho parte de dúvidas e incertezas que vem marcando o cotidiano do meu trabalho docente na Educação infantil. Entre elas destaca-se a necessidade de determinar a adequação ou inadequação do trabalho com as habilidades voltadas para a aprendizagem da língua escrita com as crianças atendidas nessa etapa da educação. O plano de ação foi realizado com uma turma de crianças com idades entre cinco e seis anos numa escola de educação infantil da rede pública de Belo Horizonte. A fundamentação teórica procura argumentar a favor de práticas que favoreçam, desde a Educação infantil, atividades que possibilitem a reflexão e o domínio de habilidades que contribuam para o processo de alfabetização das crianças no ensino fundamental. Para tanto o plano de ação, tendo como referência o universo infantil, foi organizado com o objetivo de desenvolver de forma sistemática práticas que pudessem favorecer a apropriação de conhecimentos e habilidades indispensáveis no início da aprendizagem do sistema de escrita alfabética. As atividades foram realizadas entre os meses de maio e novembro de 2011 e se constituíram em jogos, brincadeiras e outras atividades que tinham como finalidades trabalhar aspectos relacionados à aprendizagem da língua escrita. Ao final do trabalho foi feita uma comparação dos resultados do diagnóstico aplicado no início e no final do ano letivo. Também foram utilizadas nessa análise as escritas espontâneas produzidas ao longo do plano de ação. Essa comparação permitiu identificar as mudanças ocorridas na forma como as crianças entendiam a escrita, bem como confirmar a importância de um trabalho organizado e sistematizado nesse nível de ensino no sentido de ajudá-las a refletir e compreender determinados aspectos do sistema de escrita alfabética que serão determinantes para um desempenho satisfatório no ensino fundamental e, mais precisamente, para o processo de alfabetização.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil, alfabetização e letramento: adequação e possibilidadespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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