Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8G4Q
Type: Monografias de Especialização
Title: O conhecimento das letras por meio da leitura literária no ensino infantil
Authors: Andressa Ferreira de Jesus
First Advisor: Clenice Griffo
Abstract: Este trabalho foi realizado por meio de um Plano de Ação desenvolvido na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, com uma turma de crianças com idades entre 4 e 5 anos na Educação Infantil. O Plano teve início no segundo semestre do ano 2011. O tema principal desenvolvido foi o conhecimento das letras por meio da leitura literária no ensino infantil. O tema escolhido visou o desenvolvimento da básica alfabética do sistema de escrita, por meio da leitura literária aplicada ao público infantil. As atividades aplicadas foram relacionadas à leitura de livros literários e o uso das letras, envolvendo os nomes das crianças e dos personagens das histórias. A utilização de materiais concretos e didáticos fez parte deste trabalho de forma significativa e dinâmica. Durante a realização deste plano de ação as crianças foram demonstrando sua imaginação e criatividade por meio do desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. A prática da leitura foi importante ferramenta que possibilitou o desenvolvimento deste trabalho, possibilitando as crianças criarem e realizarem novas atividades. Durante desenvolvimento deste plano foram surgindo novas ideias e novos métodos de ensino relacionados às atividades em sala para as crianças, que irão ajudar no processo de ensino-aprendizado das mesmas.
Subject: Educação pre-escolar
Alfabetização
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8G4Q
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_do_plano_de_a__o_andressa.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.