Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade |
Authors: | Debora Pereira de Avelar |
First Advisor: | Marcilaine Soares Inacio Gomes |
Abstract: | O presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares. |
Subject: | Educação Distúrbios da aprendizagem Comunidade e escola |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf | 510.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.