Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV
Type: Monografias de Especialização
Title: A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade
Authors: Debora Pereira de Avelar
First Advisor: Marcilaine Soares Inacio Gomes
Abstract: O presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares.
Subject: Educação
Distúrbios da aprendizagem
Comunidade e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBFXV
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_influ_ncia_da_fam_lia_no_processo_de_aprendizagem_neglig_ncia_e__cumplicidade1.pdf510.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.