Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
Type: Monografias de Especialização
Title: A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
Authors: Ednea Gomes Saraiva
First Advisor: Marcilaine Soares Inacio Gomes
Abstract: O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos.
Subject: Educação
Educação pre-escolar
Alfabetização
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edn_a_gomes___laseb_2012.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.