Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
Authors: | Ednea Gomes Saraiva |
First Advisor: | Marcilaine Soares Inacio Gomes |
Abstract: | O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos. |
Subject: | Educação Educação pre-escolar Alfabetização |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
edn_a_gomes___laseb_2012.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.