Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNEL
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de gramática e produção de texto na escola |
Authors: | Ilma Pereira Nunes Moreira |
First Advisor: | Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de língua materna que favorecesse o estudo de gramática na perspectiva do texto. Buscou-se contribuir para que os alunos produzissem textos mais coesos, com a pontuação adequada, bem estruturados e adequados à situação comunicativa proposta. Para isso, tomou-se o gênero textual artigo de opinião como objeto de estudo. As atividades foram planejadas em uma sequência didática, considerando as necessidades dos alunos, apontadas em uma avaliação diagnóstica. Foram realizadas atividades de análise dos elementos estruturais do texto, o conteúdo temático abordado, aspectos linguísticos e discursivos do gênero estudado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Os resultados apontaram que, como o texto foi tomado como unidade de ensino, os estudantes conseguiram fazer muitas reflexões sobre o uso da língua, observaram questões gramaticais relevantes ( como o emprego das conjunções, advérbios e das vírgulas) refletiram a respeito da necessidade de seu uso e conseguiram aplicá-las em suas produções de texto. |
Subject: | Lingua portuguesa Gramática Educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNEL |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sequ_ncia_did_tica.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.