Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNEL
Type: Monografias de Especialização
Title: A sequência didática como estratégia metodológica para o ensino de gramática e produção de texto na escola
Authors: Ilma Pereira Nunes Moreira
First Advisor: Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
Abstract: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de língua materna que favorecesse o estudo de gramática na perspectiva do texto. Buscou-se contribuir para que os alunos produzissem textos mais coesos, com a pontuação adequada, bem estruturados e adequados à situação comunicativa proposta. Para isso, tomou-se o gênero textual artigo de opinião como objeto de estudo. As atividades foram planejadas em uma sequência didática, considerando as necessidades dos alunos, apontadas em uma avaliação diagnóstica. Foram realizadas atividades de análise dos elementos estruturais do texto, o conteúdo temático abordado, aspectos linguísticos e discursivos do gênero estudado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Os resultados apontaram que, como o texto foi tomado como unidade de ensino, os estudantes conseguiram fazer muitas reflexões sobre o uso da língua, observaram questões gramaticais relevantes ( como o emprego das conjunções, advérbios e das vírgulas) refletiram a respeito da necessidade de seu uso e conseguiram aplicá-las em suas produções de texto.
Subject: Lingua portuguesa  Gramática
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBNEL
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sequ_ncia_did_tica.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.