Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4A
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorJanine Rocha Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:53:46Z-
dc.date.available2019-08-12T13:53:46Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBP4A-
dc.description.resumoAs rodas de conversa fazem parte de uma prática pedagógica recorrente na educação infantil. Elas são de cunho filosófico e têm a finalidade de promover o desenvolvimento da oralidade, além de proporcionar e uma maior interação das crianças com as práticas de discussão de diversos temas. A filosofia para crianças, apesar de já existir há algum tempo, ainda é pouco utilizada na educação infantil. Este trabalho tem por objetivo discutir uma proposta de trabalho com temas filosóficos nas rodas de conversa, enfatizando o desenvolvimento da oralidade e apresentando, em linhas gerais, o que seria filosofia para crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os estudos de Ronald Reed (1996), considerado um dos fundadores da Filosofia para Crianças. Sua teoria decorre de uma concepção que tem clareza em seus fundamentos e privilegia a Educação para o Pensar. Foram utilizados os estudos de Soares (2003, 2004 e 2005), de Marcuschi (2007) e de outros pesquisadores que enfatizam a importância do trabalho com a oralidade como uma prática de letramento. Também utilizamos os estudos socio-históricos de Vygotsky (1998) sobre a linguagem e a interação social. Os resultados apontam que a roda de conversa em uma discussão filosófica favorece a autonomia e o desenvolvimento da oralidade, possibilitando às crianças ampliar suas visões sobre o mundo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoda de Conversapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subject.otherFilosofia  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleTemas filosóficos nas rodas de conversa na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_final.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.