Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor? |
Authors: | Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira |
First Advisor: | Clenice Griffo |
Abstract: | O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos. |
Subject: | Educação Letramento |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf | 334.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.