Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
Type: Monografias de Especialização
Title: Produção de texto: desafio para o aluno ou para o professor?
Authors: Maria Claudia Xavier de Ornelas Pereira
First Advisor: Clenice Griffo
Abstract: O presente trabalho aborda a importância de se preparar o educador para realizar a tarefa de ensinar as crianças a produzirem textos de qualidade e trabalhar com gêneros textuais variados. Através do paralelo feito entre a visão que se tinha da alfabetização no passado e a visão de hoje, que traz a ideia de se alfabetizar letrando, faz-se necessário rever as práticas de produzir textos e promover ações que motivem os professores a se tornarem mediadores do processo de formação de escritores competentes. Ao ensinar os alunos a produzir textos o professor não deve se limitar a ensinar uma técnica, mas como as crianças devem fazer para se tornar bons escritores e usar a linguagem escrita para manifestar suas posições em situações de comunicação. O professor precisa ser capaz de orientar a produção e uso de textos tanto no interior da escola como na vida social. Portanto, o professor não pode ser visto como alguém distante da realidade e da pratica textual dos alunos.
Subject: Educação
Letramento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBQ3T
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
plano_de_a__o_cl_udia_ornelas.pdf334.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.