Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDEHC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Da escrita alfabética para a escrita ortográfica: e agora, professora? favorecendo a apropriação das regularidades contextuais |
Authors: | Rosa Maria Marques Soares |
First Advisor: | Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
Abstract: | Este estudo objetivou desenvolver e avaliar uma prática pedagógica sistematizada para o ensino das regularidades contextuais, de forma a conduzir o aprendiz a compreender, construir e explicitar os princípios ortográficos e fazer uso gerativo desses. A metodologia desse estudo, do qual participaram crianças do 3º ano do ciclo de alfabetização constou de três etapas. Na primeira foi feito um diagnóstico inicial da escrita dos alunos para a verificação do nível de ortografia dos mesmos e uma categorização dos erros ortográficos. A segunda etapa constou de dois momentos, o primeiro partiu dos desvios cometidos pelos alunos na categoria das regularidades contextuais para definir com quais regras seria iniciado o trabalho de intervenção, as demais foram trabalhadas em um segundo momento. Durante a intervenção, as crianças foram submetidas a práticas de ensino da ortografia que privilegiaram o raciocínio, a dedução de regras para as regularidades e sua aplicação em atividades variadas. Na terceira etapa foi realizada uma avaliação diagnóstica final para constatar o nível de aprendizado dos envolvidos na ação. Os resultados obtidos com o trabalho sistemático são positivos, os alunos avançaram em relação às suas posturas iniciais no uso da escrita, mediante práticas que promoveram a reflexão ortográfica no lugar da memorização. No entanto, é importante considerar que esses educandos estão em um processo de aprendizagem da língua escrita que perpassará toda a sua vida escolar. |
Subject: | Educação Alfabetização Língua portuguesa Ortografia e silabação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDEHC |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
da_escrita_alfab_tica_para_a_escrita_ortogr_fica_.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.