Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGE8
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Podcasting: o uso de uma ferramenta para contar histórias |
Authors: | Shirley Angelina de Abreu |
First Advisor: | Claudia Starling Bosco |
Abstract: | Podcasting é uma ferramenta que pode indicar caminhos na compreensão e percepção de estratégias para o uso de mídias em educação, neste projeto foi usado para contar histórias como práticas de letramento literário. Este trabalho tem como objetivo de fomentar a contação de histórias desenvolvidos pelos alunos no final do 2º Ciclo doEnsino Básico e vivenciar práticas reais de uso das novas tecnologias na escola, utilizando o podcasting: uma ferramenta que ajuda a desenvolver a oralidade e os sentidos. A literatura infantil proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutível, como sinaliza os estudos de Soares (2004), Bortoni-Ricardo (2004), Coelho (2000), pois as histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, entre outros. Após o contato inicial, feito por meio do reconto de história, seguido de gravação e publicação em um blog os alunos podem introduzir técnicas de produção da mídia tornando-os sujeitos ativos no processo comunicativo, expressando, neste, suas necessidades, angústias e anseios. Os resultados apontam que aderiram e identificaramse e produziram textos de forma a se expressarem espontâneamente independente da variação linguística que utilizaram. |
Subject: | Educação Literatura infanto-juvenil Alfabetização |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGE8 |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.