Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Literatura infantil: motivação na formação de leitores
Autor(es): Shirley Margarida de Morais
Primeiro Orientador: Clenice Griffo
Resumo: Este trabalho buscou reconhecer a importância da literatura para o trabalho com crianças pequenas, e o que a prática de leitura de textos literários contribui para o desenvolvimento dessas crianças na educação infantil. Para que isso fosse possível, investigou-se a funcionalidade da literatura no processo de ensino-aprendizagem; bem como, o seu uso pelas professoras da educação infantil. Fez-se um estudo de teorias que proporcionasse entender como ocorre o desenvolvimento infantil e o significado da literatura enquanto recurso. Foi também revista a legislação específica para a Educação Infantil, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que validou esta etapa como a inicial da Educação Básica. Procurou-se também observar as crianças e o envolvimento que tem ao trabalhar com elas a literatura infantil através do projeto Literatura infantil: Motivação na formação de Leitores, desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, em Belo Horizonte. A metodologia utilizada priorizou uma pesquisa bibliográfica intrínseca ao assunto, além de observação em uma sala de aula. Os dados foram coletados, selecionados e discutidos a luz da teoria estudada. Este se justifica no desejo de trabalhar o tema literatura Infantil diante da realidade profissional na qual se vivencia nas escolas hoje, pois enquanto professora regente de turma de educação infantil percebe-se o grande interesse da criança em ouvir histórias e folhear livros de literatura fazendo suas próprias leituras mesmo antes de serem alfabetizadas.
Abstract: This study aimed to recognize the importance of literature to work with young children, and that the practice of reading literary texts contribute to the development of these children in early childhood education. To make this possible, we investigated the function of literature in the teaching-learning, as well as its use by teachers of early childhood education. There was a study of theories that would provide is to understand how child development and significance of literature as a resource. Was also revised the rules specific to Early Childhood Education, Law 9394 of December 20, 1996, which validated this as the initial step of basic education. We also sought to observe the children and the involvement that they have to work with children's literature through the project "Children's literature: Motivation in the formation of Readers", developed at the Municipal School Aminthas Mayor de Barros, in Belo Horizonte. The methodology emphasized an issue intrinsic to literature, and observation in a classroom. The data were collected, selected and discussed in light of the theory studied. This is justified in the desire to work with the theme "Children's literature" on the professional reality in which one experiences in schools today, because as a teacher regent preschool class perceives the great interest of the child to hear stories and browse through books of literature making their own readings before they are even literate.
Assunto: Educação
Literatura infanto-juvenil
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDGN5
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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