Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEJD
Type: Monografias de Especialização
Title: A abordagem de reggio emilia e as artes visuais: possibilidades no contexto brasileiro
Authors: Cassia Aparecida de Oliveira Espósito
First Advisor: Jose Simoes de Almeida Junior
Abstract: O trabalho em questão tem por objetivo a reflexão acerca da prática pedagógica dentro de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte a partir do uso da Arte visual como estratégia pedagógica que busca favorecer a interação e a socialização de crianças entre três e quatro anos de idade, estabelecendo, nesse processo, conexões com a abordagem de Reggio Emilia. O projeto tem seu ponto de partida na discussão da centralidade da arte no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto foram elaboradas atividades artísticas fundamentadas nas observações feitas em Reggio Emilia e trazidas para o contexto brasileiro. Foram elas: desenho, pintura e colagem. Posterior a cada ação realizou-se análise dos dados registrados por meio de diário de campo, fotografias e rodas de conversa. Como resultados, concluiu-se a dificuldade do processo de centralidade da arte na estrutura da escola brasileira no processo de ensino e aprendizagem.
Subject: Educação
Educação pre-escolar
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEJD
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_artes___definitivo.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.