Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEJD
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A abordagem de reggio emilia e as artes visuais: possibilidades no contexto brasileiro |
Authors: | Cassia Aparecida de Oliveira Espósito |
First Advisor: | Jose Simoes de Almeida Junior |
Abstract: | O trabalho em questão tem por objetivo a reflexão acerca da prática pedagógica dentro de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte a partir do uso da Arte visual como estratégia pedagógica que busca favorecer a interação e a socialização de crianças entre três e quatro anos de idade, estabelecendo, nesse processo, conexões com a abordagem de Reggio Emilia. O projeto tem seu ponto de partida na discussão da centralidade da arte no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto foram elaboradas atividades artísticas fundamentadas nas observações feitas em Reggio Emilia e trazidas para o contexto brasileiro. Foram elas: desenho, pintura e colagem. Posterior a cada ação realizou-se análise dos dados registrados por meio de diário de campo, fotografias e rodas de conversa. Como resultados, concluiu-se a dificuldade do processo de centralidade da arte na estrutura da escola brasileira no processo de ensino e aprendizagem. |
Subject: | Educação Educação pre-escolar Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEJD |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_final_artes___definitivo.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.