Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEU9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ademilson de Sousa Soarespt_BR
dc.creatorCleine Cristine de Oliveira Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:05:00Z-
dc.date.available2019-08-09T22:05:00Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEU9-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo pensar a importância dos jogos com regras para o desenvolvimento cognitivo infantil e para o processo de ensino-aprendizagem apresentando algumas considerações sobre a concepção de jogos e brincadeiras. Notrabalho foram explicitados o campo de pesquisa e algumas partes importantes que constituem o projeto político e pedagógico da instituição e seu currículo. O trabalho busca através de teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon, Kishimoto e Feurstein justificar a utilização dos jogos para o desenvolvimento da capacidade de pensamentoe cognição e o papel mediador que tem o professor no processo ensino-aprendizagem. Através desta pesquisa entende-se que o jogo/brincadeira promovem oportunidades para a mediação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressão de sentimentos, opiniões, aquisição da autonomia, internalização de regras, socialização e construção do conhecimento, pois é importante trabalhar de forma lúdica com os jogos e brincadeiras na educação infantil. Ao final do plano de ação, foram feitos o registro das experiências com as crianças e análise da entrevista com o corpo docente. É importante ressaltar que as ações realizadas na Umei Gameleira foram devidamente autorizadas pelos pais das crianças, assim como teve o apoio da direção escolar e o acompanhamento/orientação de professores da faculdade de educação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectCognitivopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRegraspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleA importância dos jogos com regras no desenvolvimento cognitivo infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_importancia_dos_jogos_com_regras_para_o_desenvolvimento_in.pdf350.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.