Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEU9
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ademilson de Sousa Soares | pt_BR |
dc.creator | Cleine Cristine de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:05:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJEU9 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objeto de estudo pensar a importância dos jogos com regras para o desenvolvimento cognitivo infantil e para o processo de ensino-aprendizagem apresentando algumas considerações sobre a concepção de jogos e brincadeiras. Notrabalho foram explicitados o campo de pesquisa e algumas partes importantes que constituem o projeto político e pedagógico da instituição e seu currículo. O trabalho busca através de teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon, Kishimoto e Feurstein justificar a utilização dos jogos para o desenvolvimento da capacidade de pensamentoe cognição e o papel mediador que tem o professor no processo ensino-aprendizagem. Através desta pesquisa entende-se que o jogo/brincadeira promovem oportunidades para a mediação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressão de sentimentos, opiniões, aquisição da autonomia, internalização de regras, socialização e construção do conhecimento, pois é importante trabalhar de forma lúdica com os jogos e brincadeiras na educação infantil. Ao final do plano de ação, foram feitos o registro das experiências com as crianças e análise da entrevista com o corpo docente. É importante ressaltar que as ações realizadas na Umei Gameleira foram devidamente autorizadas pelos pais das crianças, assim como teve o apoio da direção escolar e o acompanhamento/orientação de professores da faculdade de educação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Regras | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos com regras no desenvolvimento cognitivo infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_importancia_dos_jogos_com_regras_para_o_desenvolvimento_in.pdf | 350.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.