Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
Authors: | Daniela Antonia Francisco |
First Advisor: | Jose Simoes de Almeida Junior |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais. |
Subject: | Ciência Estudo e ensino Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
versao_final_daniela.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.