Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
Type: Monografias de Especialização
Title: Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
Authors: Daniela Antonia Francisco
First Advisor: Jose Simoes de Almeida Junior
Abstract: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais.
Subject: Ciência  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versao_final_daniela.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.