Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
Autor(es): Elba Pereira dos Santos
primer Tutor: Rogerio Correia da Silva
Resumen: No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.
Asunto: Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
pcc_final.pdf554.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.