Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVS7S
Type: Monografias de Especialização
Title: Dificuldades na aquisição da base alfabética em diálogo com a psicanálise
Authors: Jacqueline Maria de Paiva Leite
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
First Referee: Liberia Rodrigues Neves
Abstract: O presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, localizada na Regional Noroeste de Belo Horizonte. Trata-se de um Plano de Ação destinado a uma criança de 12 anos, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental (de 9 anos), no turno da manhã. Esta proposta se justifica pela necessidade de reflexão contínua sobre a prática educativa, principalmente por parte dos professores, acerca das particularidades do aluno,também de ampliação das possibilidades de aprendizagem de alunos com dificuldade de aprendizagem no processo da leitura. Objetivou-se com este plano uma intervenção individualizada e específica junto ao aprendiz em questão, considerando suas particularidades, seu modo próprio de aprender. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões se inserem na Psicanálise da Educação já que os diagnósticos neurológicos e psiquiátricos, bem como o tratamento por eles indicado, não surtiram efeito na prática. A escolha da metodologia e do material didáticos e insere nas vertentes construtivista e sociointeracionista, com ênfase nas hipóteses psicogenéticas do processo de aquisição da leitura e da escrita. A proposta desenvolvida pretende oferecer subsídios para a reflexão acerca do ensino e aprendizagem na escola, apontando possíveis causas da não aprendizagem, longe daqueles diagnósticos que a tratam como fruto de algum distúrbio, deficiência ou transtorno. É necessário buscar no aluno, enquanto sujeito do processo, as verdadeiras causas. A criança não pode mais ser o objeto de estudo, no qual se busca o diagnóstico de sua deficiência sem reconhecer seu direito a voz. Nessa linha de reflexão, é preciso buscar uma intervenção mais efetiva.
Abstract: The study is contextualized in the Municipal School Nossa Senhora do Amparo, located in Northwest Region of Belo Horizonte. This is an Action Plan aimed at a 12 years old, who attends the 6th grade of elementary school (9 years), in the morning. This proposal is justified by the need to continue reflection on educational practice, especially by teachers, about the particularities of the student, also from expansion of learning opportunities for students with learning difficulties in the process of reading. The objective of this plan an individualized and specific assistance with the student in question, considering his peculiarities, its own way of learning. The theoretical assumptions that underpin the reflections fall in the Psychoanalysis of Education as the neurological and psychiatric diagnoses, and treatment given by them, had no effect in practice. The choice of methodology and teaching material falls on the slopes constructivist and social interaction, with emphasis on hypotheses psychogenetic the acquisition of reading and writing. The proposal developed plans to offer subsidies for a reflection about teaching and learning in school, pointing out possible causes of non-learning, away from those who treat diagnosis as the result of some disturbance, disability or disorder. It is necessary to seek the student as the subject of the case, the real causes. The child can no longer be the object of study in which the search for the diagnosis of their disability without recognizing their right to voice. In this line of thought, we must find more effective intervention.
Subject: Educação
Distúrbios da aprendizagem
Psicologia educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVS7S
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final2012__1_.pdf489.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.