Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVS7S
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Alice Moreira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Liberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.creatorJacqueline Maria de Paiva Leitept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:35:56Z-
dc.date.available2019-08-13T21:35:56Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVS7S-
dc.description.abstractThe study is contextualized in the Municipal School Nossa Senhora do Amparo, located in Northwest Region of Belo Horizonte. This is an Action Plan aimed at a 12 years old, who attends the 6th grade of elementary school (9 years), in the morning. This proposal is justified by the need to continue reflection on educational practice, especially by teachers, about the particularities of the student, also from expansion of learning opportunities for students with learning difficulties in the process of reading. The objective of this plan an individualized and specific assistance with the student in question, considering his peculiarities, its own way of learning. The theoretical assumptions that underpin the reflections fall in the Psychoanalysis of Education as the neurological and psychiatric diagnoses, and treatment given by them, had no effect in practice. The choice of methodology and teaching material falls on the slopes constructivist and social interaction, with emphasis on hypotheses psychogenetic the acquisition of reading and writing. The proposal developed plans to offer subsidies for a reflection about teaching and learning in school, pointing out possible causes of non-learning, away from those who treat diagnosis as the result of some disturbance, disability or disorder. It is necessary to seek the student as the subject of the case, the real causes. The child can no longer be the object of study in which the search for the diagnosis of their disability without recognizing their right to voice. In this line of thought, we must find more effective intervention.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, localizada na Regional Noroeste de Belo Horizonte. Trata-se de um Plano de Ação destinado a uma criança de 12 anos, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental (de 9 anos), no turno da manhã. Esta proposta se justifica pela necessidade de reflexão contínua sobre a prática educativa, principalmente por parte dos professores, acerca das particularidades do aluno,também de ampliação das possibilidades de aprendizagem de alunos com dificuldade de aprendizagem no processo da leitura. Objetivou-se com este plano uma intervenção individualizada e específica junto ao aprendiz em questão, considerando suas particularidades, seu modo próprio de aprender. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões se inserem na Psicanálise da Educação já que os diagnósticos neurológicos e psiquiátricos, bem como o tratamento por eles indicado, não surtiram efeito na prática. A escolha da metodologia e do material didáticos e insere nas vertentes construtivista e sociointeracionista, com ênfase nas hipóteses psicogenéticas do processo de aquisição da leitura e da escrita. A proposta desenvolvida pretende oferecer subsídios para a reflexão acerca do ensino e aprendizagem na escola, apontando possíveis causas da não aprendizagem, longe daqueles diagnósticos que a tratam como fruto de algum distúrbio, deficiência ou transtorno. É necessário buscar no aluno, enquanto sujeito do processo, as verdadeiras causas. A criança não pode mais ser o objeto de estudo, no qual se busca o diagnóstico de sua deficiência sem reconhecer seu direito a voz. Nessa linha de reflexão, é preciso buscar uma intervenção mais efetiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInibição Intelectualpt_BR
dc.subjectAquisição Base Alfabéticapt_BR
dc.subjectPsicanálise da Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleDificuldades na aquisição da base alfabética em diálogo com a psicanálisept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
trabalho_final2012__1_.pdf489.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.