Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSPS
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O sarau: uma manifestação artística e literária na EJA |
Authors: | Lauriana dos Santos |
First Advisor: | Liberia Rodrigues Neves |
Abstract: | A falta de concentração e a dificuldade de ater-se a qualquer informação por mais que alguns minutos dificultam o envolvimento dos estudantes em atividades que exijam a atenção por muito tempo. Aliadas à desvalorização da educação como aspecto fundamental para a formação cidadã, tornam-se grandes empecilhos para o ensino e aprendizagem. Os professores da Escola Municipal Moysés Kalil observaram que o contexto acima tem como uma das principais consequências o prejuízo à integração social. O sarau constitui-se como uma tentativa de amenizar os problemas oriundos das dificuldades de aprendizagem. Surgiu da necessidade de motivar os alunos a conhecerem os aspectos variados da literatura e despertar neles o interesse pela leitura. É também um projeto amplo que explora várias áreas do saber, como ciências, linguagens, corporeidade, geografia e história e a própria arte, convertendo-se em uma prática única, promovendo a globalização do conhecimento. Como plano de ação, esta pesquisa analisa, através da observação e comparação, como o sarau contribui para o desenvolvimento escolar. Utiliza-se também da entrevista a alunos e professores realizada anterior e posteriormente ao sarau, para justificá-lo como processo que intermediação à aquisição da aprendizagem em diversos campos do saber e, por conseguinte, à globalização dos conhecimentos em turmas de jovens e adultos. Para tanto foram realizadas leituras de autores como Magda Soares (in. Revista Pátio: fevereiro de 2004), Hernández & Ventura (1998) e documentos oficiais, como a PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA do Projeto EJA/BH - Projeto Veredas ( Homologado nos termos do artigo 12 da Lei n.º 7.543/98 em 09/09/03.) e PARECER CME/BH Nº 005/2009, Secretaria Municipal de Educação - PBH, que corroboraram para embasar essa prática executada na escola há oito anos. Assim, esse plano de ação descreve como o sarau foi idealizado e realizado no ano de 2011, divulga as expectativas, desenvolvimento e os objetivos alcançados por alunos e professores ao longo de sua execução. |
Subject: | Educação de adultos Literatura Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSPS |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012__sarau___final__lauriana___julho.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.