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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NYMA7
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Floração Programa de Aceleração de Estudos de Belo Horizonte: avanços e desafios no resgate do interesse do adolescente na escola |
Authors: | Marcos Paulo de Oliveira |
First Advisor: | Kely Cristina Nogueira Souto |
First Referee: | Maria Elisa de Araujo Grossi |
Abstract: | O Floração é o Programa de Aceleração de Estudos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que tem como principal objetivo fazer a correção de fluxo de alunos fora de faixa etária. Tal Programa é inovador na Rede Municipal de Ensino e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho no desenvolvimento de uma metodologia própria associada às teleaulas do curso. Neste Plano de Ação foi feita uma intervenção pedagógica que teve como principais desafios: a agressividade dos alunos em relação à escola, aos colegas e ao professor e o interesse generalizado pelos estudos. As estratégias se pautaram no resgate da auto estima do adolescente; o estabelecimento dos laços de afetividade entre professor e aluno, intensificada em parte pela uni-docência do programa e abordagem curricular mais próxima do cotidiano do aluno dando significado para os conteúdos estudados. Ao desenvolver esta ação crítica da prática pedagógica constatou-se o histórico de exclusão destes alunos na escola e as dificuldades encontradas por alunos e professores na busca por mais eficácia no processo de ensino e aprendizagem, já que até então a maior parte destes alunos estavam á margem da escola. O referencial teórico que norteou a intervenção ressalta o histórico e a importância das classes de aceleração no sistema de educação. Outra vertente utilizada foi a questão do fracasso escolar, apontando o aluno de aceleração como uma consequência e não como causa do insucesso escolar. Uma preocupação ao realizar tal projeto foi a metodologia que se baseia no Grupo Focal, através da qual se pode ouvir os adolescentes a respeito do que pensam e do que esperam em relação a escola e a partir daí fomentar estratégias pedagógicas que propiciassem uma maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem destes alunos. No decorrer desta intervenção constatou-se que o resgate da afetividade entre o professor e o aluno, propiciada pela uni docência, é primordial para o êxito do programa onde através do estreitamento desta relação se reconquista o adolescente e o seu interesse em aprender. |
Subject: | Educação inclusiva Juventude Aspectos sociais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NYMA7 |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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