As crianças do Projeto de Intervenção Pedagógica e suas singularidades
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
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Primeiro orientador
Membros da banca
Maria Alice Moreira Lima
Resumo
As atuais legislações norteadoras do processo educacional tornam obrigatória a escolaridade para as crianças a partir de 06(seis) anos de idade, como forma de garantir a sua inserção social. É preciso oferecer um ensino de qualidade. Além disso, ofertar ao aluno programas capazes de minimizar ou sanar suas dificuldades considerando as diferenças individuais existentes no processo de ensino-aprendizagem. No âmbito da Rede Municipal de Ensino, diversos são projetos direcionados para o aluno buscando auxiliá-los em suas dificuldades. Em nível de 1º e 2º ciclos, o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) busca diminuir a defasagem dos alunos, oferecendo-lhes um espaço onde possam minimizar suas dificuldades. Este trabalho, a partir do uso de entrevistas semiestruturadas, pretendeu conhecer os alunos do PIP, bem como conhecer seus aspectos singulares relacionados às suas dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se que o PIP pode ser pensado como um espaço de oferta da palavra, um ambiente de escuta que pode estabelecer um laço educacional diferente do desenvolvido no âmbito da escola regular. Fatores vários contribuem para esse enlace, como o número de alunos, as condições espaciais e a metodologia. Essencialmente, permitir ao aluno dizer sobre as suas dificuldades é o fator diferencial para fazer do PIP um projeto capaz de produzir resultados positivos.
Abstract
Assunto
Educação, Prática de ensino, Aprendizagem lenta
Palavras-chave
Dificuldades de Aprendizagem, Oferta da Palavra, Projeto de Intervenção Pedagógica