Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4RH6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Liberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Alice Moreira Limapt_BR
dc.creatorWilma Jane Palhares de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:32:06Z-
dc.date.available2019-08-14T21:32:06Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P4RH6-
dc.description.resumoAs atuais legislações norteadoras do processo educacional tornam obrigatória a escolaridade para as crianças a partir de 06(seis) anos de idade, como forma de garantir a sua inserção social. É preciso oferecer um ensino de qualidade. Além disso, ofertar ao aluno programas capazes de minimizar ou sanar suas dificuldades considerando as diferenças individuais existentes no processo de ensino-aprendizagem. No âmbito da Rede Municipal de Ensino, diversos são projetos direcionados para o aluno buscando auxiliá-los em suas dificuldades. Em nível de 1º e 2º ciclos, o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) busca diminuir a defasagem dos alunos, oferecendo-lhes um espaço onde possam minimizar suas dificuldades. Este trabalho, a partir do uso de entrevistas semiestruturadas, pretendeu conhecer os alunos do PIP, bem como conhecer seus aspectos singulares relacionados às suas dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se que o PIP pode ser pensado como um espaço de oferta da palavra, um ambiente de escuta que pode estabelecer um laço educacional diferente do desenvolvido no âmbito da escola regular. Fatores vários contribuem para esse enlace, como o número de alunos, as condições espaciais e a metodologia. Essencialmente, permitir ao aluno dizer sobre as suas dificuldades é o fator diferencial para fazer do PIP um projeto capaz de produzir resultados positivos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectOferta da Palavrapt_BR
dc.subjectProjeto de Intervenção Pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem lentapt_BR
dc.titleAs crianças do Projeto de Intervenção Pedagógica e suas singularidadespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
as_crian_as_do_pip_e_suas_singularidades__1_.pdf620.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.