Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elania de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Andreia Aparecida da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T23:56:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T23:56:18Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT | - |
dc.description.resumo | O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_andreia.pdf | 373.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.