Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DQS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elania de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Antônio Eustáquio Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T16:58:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T16:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DQS | - |
dc.description.resumo | A partir da análise e reflexão de minha prática pedagógica, relacionando-a e problematizando-a com referências conceituais e conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Especialização LASEB, construí o Plano de Ação pedagógica Desconstruindo e Ressignificando: Reconstruindo Ações para Igualdade Étnico-racial, que foi aplicado na Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, (EMSHA). Esse Plano de Ação teve por objetivo inicial ampliar o foco de participação no 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, aplicado aos terceiros anos. Posteriormente foi ampliado para toda a Escola, no sentido de promover a reflexão crítica de todos os segmentos da Escola devido às desigualdades existentes entre brancos e não brancos de nossa sociedade e, principalmente, promover o pertencimento e a autoestima de nosso alunado afrodescendente, a fim de que eles sejam sujeitos de sua própria história, construindo positivamente a sua identidade racial. As ações iniciaram-se no mês de junho de 2011 e tiveram sua culminância no dia 19 de novembro de 2011, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A princípio, foram criadas ações no sentido de dotar os professores de conhecimentos, a fim de convencê-los da importância de participarem do projeto. Após o engajamento dos professores na proposta, passamos a trabalhar o tema com os alunos, em forma de subprojetos, através de textos, vídeos, filmes, palestras, etc. Sempre cobrando uma reflexão sobre o que estava sendo trabalhado. Os resultados foram além do esperado. Todos os segmentos da Escola receberam positivamente as ações implementadas de forma satisfatória. Hoje, a Escola tem um novo olhar sobre as relações étnico-raciais brasileiras, devido às ações trabalhadas em 2011. Tais ações não ficaram sós nos limites da escola, alcançaram os lares da comunidade, que manifestou, parabenizando-nos pelos trabalhos no ano letivo de 2011, e pela bela festa de encerramento das atividades voltadas para a afirmação da identidade afrodescendente. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Desconstruindo e ressignificando: reconstruindo ações para a igualdade Étnico-Racial | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
plano_de_a__o__final_revisado_26_06_2012.pdf | 490.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.