Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tania Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wagner Ahmad Auarek | pt_BR |
dc.creator | Bernadete Aparecida da Costa Alvim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:01:25Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oficinas matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Oficina de resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_bernadete_formatado.pdf | 924.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.