Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tania Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wagner Ahmad Auarek | pt_BR |
dc.creator | Rosely Resende Lima Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T15:47:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T15:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH | - |
dc.description.resumo | Diversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_rosely.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.