Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.referee1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorRosely Resende Lima Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:47:32Z-
dc.date.available2019-08-10T15:47:32Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH-
dc.description.resumoDiversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de Estratégiapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEducação Matemática Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleJogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_rosely.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.