Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PFN3X
Type: Monografias de Especialização
Title: A lei 10.639/03 no programa escola integrada
Authors: Liliane do Rosário Lourenço
First Advisor: Jose Eustaquio de Brito
Abstract: Uma educação de qualidade busca a formação e o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas e suas relações cotidianas na escola e sociedade. Nesta perspectiva, é inegável a importância de se educar para a igualdade étnico-racial, considerando, especialmente, que a cultura brasileira é formada pela contribuição dos negros em sua formação em toda a história. Por isso, levar para os diversos espaços de aprendizagem, como o Programa Escola Integrada (PEI), elementos que resgatem a História da África, a Cultura Africana e Afro-Brasileira e a diversidade étnico-racial, constitui, essencialmente, uma forma de valorizar as diferenças, diminuir os índices de discriminação racial e levar o educando a apropriar-se de sua verdadeira identidade e história. Para a realização dessas aprendizagens é necessário, inicialmente, uma conscientização, sensibilização através do conhecimento da Lei 10.639/03 e a sua obrigatoriedade no ensino junto aos Agentes Culturais para que possam realizar oficinas sobre a temática e agir conscientemente diante de conflitos nas relações de discriminação e preconceito entre os alunos do PEI. O trabalho sistematizado nesse texto apresenta uma tentativa de fazer esse debate numa experiência específica de funcionamento do Programa Escola Integrada, numa escola da Rede Municipal de Belo Horizonte.
Abstract: A quality education seeks the formation and development of all human characteristics and their daily interactions in school and society. In this perspective, it is undeniable the importance of education for ethnic and racial equality, especially considering that Brazilian culture is formed by the contribution of blacks in his training in history. So take the different learning spaces, as in the Integrated School Program (IEP), elements that rescue the history of Africa, African Culture and Afro-Brazilian and ethnic-racial diversity, is essentially a form of value differences decrease the rates of racial discrimination and bring the student to take ownership of their true identity and history. To carry out such learning is a necessary first awareness, awareness through knowledge of Law 10.639/03 and its compulsory education along with cultural operators to enable them to conduct workshops on the subject and act consciously on conflict in relations between the discrimination and prejudice IEP students. The text presents an attempt to make this debate about a specific experience in an Integrated School Program at Belo Horizonte city.
Subject: Educação integral
Relações etnicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PFN3X
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liliane_revisada_1_pdf.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.