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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHFGU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | LEI 10.639/03: identidade e diversidade Étnico-Racial na Educação Infantil |
Autor(es): | Luciana Gonçalves Pinho |
Primeiro Orientador: | Jose Raimundo Lisboa da Costa |
Resumo: | O presente trabalho descreve e analisa a ação pedagógica desenvolvida na Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI Granja de Freitas cujo eixo norteador é a questão étnico-racial. O trabalho tem como objetivo a valorização da construção da identidade étnico-racial das crianças do berçário. Para tanto, o Plano de Ação envolve uma intervenção no espaço escolar, ações desenvolvidas com os bebês e um trabalho com os familiares das crianças do berçário. O referencial teórico baseia-se na Lei 10.639/03, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e nos textos de autores como Gomes (2008), Meyer (2002) e Rocha e Trindade (2006). Este Plano de Ação aborda ainda o envolvimento da comunidade escolar no que se refere às discussões acerca da temática já referida. Propõe-se a contribuir quanto ao despertar de reflexões que envolvam a importância de um trabalho centrado na diversidade, em especial, na Educação Infantil. |
Assunto: | Negros Identidade racial Relações etnicas Educação pre-escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHFGU |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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