Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
Autor(es): Maria Carmen Castello Branco Rena
Primeiro Orientador: Elania de Oliveira
Resumo: Observar o interesse dos alunos e professores pela leitura de livros cuja temática esteja ligada à questão da identidade racial é um dos aspectos que devem estar presentes no olhar do profissional que atua na biblioteca. É papel do bibliotecário insistir na valorização da cultura africana, mostrando a proximidade desta com a cultura brasileira, fugindo dos estereótipos e não reduzindo as atividades ao mero cumprimento de um calendário de efemérides. Dar visibilidade ao tema no interior da escola a partir de novas estratégias de divulgação do acervo dos kits de literatura afro-brasileira é o foco do Plano de Ação desenvolvido com base em entrevistas com os usuários da biblioteca. O trabalho mostrou a necessidade de serem realizadas ações de sensibilização e diálogo com professores para o entendimento das Leis 10.639 e 11.645 e para a formação de parcerias com a biblioteca no trabalho de educação das relações étnico-raciais
Assunto: Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJ
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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