Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QBLWP
Type: Monografias de Especialização
Title: A avaliação na metodologia da problematização praticada na Escola Técnica do SUS de São Paulo - proposta de capacitação Técnico Pedagógica
Authors: Jaqueline Alves Lopes Sartori
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Este trabalho é resultado do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Ele aponta para a necessidade de preparar o profissional da saúde que não tem formação na área de educação, para que ele possa exercer o papel de docente, junto aos cursos de formação profissional que a Escola Técnica do SUS do Município de São Paulo-SP. Esta preparação se dá na forma de Capacitações Pedagógicas e Técnico Pedagógicas que são oferecidas pela Escola, onde o docente vai se inteirar da proposta pedagógica da ETSUS-SP e das propostas de atividades que deverão realizar com os alunos nos diversos cursos oferecidos pela Escola. Como estes docentes são profissionais que atuam na atenção básica, eles necessitam deste preparo. A formação em serviço é importantepois ao mesmo tempo em que ela acontece, promove a mudança da prática dos profissionais envolvidos na formação por meio das reflexões que realizam sobre a prática que realizam. Docentes e alunos, podem rever a sua prática e modificá-la até, se necessário. Para isto foramcontextualizados os temas: problematização, educação profissional e formação docente e avaliação na metodologia da problematização. Como proposta de intervenção pensou-se em uma capacitação técnico pedagógica, voltada apenas para a avaliação na metodologia daproblematização. Sabe-se que o tema avaliação é muito discutido e que causa muita apreensão aos profissionais da educação. No caso dos docentes que compõem a ETSUS-SP, que não têm a formação específica para este fim, as dúvidas são maiores ainda. A Capacitação Técnico Pedagógica proposta busca trabalhar a avaliação em seus conceitos e em sua prática, já na metodologia proposta pela escola que é a metodologia da problematização, um dos pilares da ETSUS-SP
Abstract: This assessment is result of the specialization degree in pedagogic management of the technological schools of Healthy System. This assessment points for the necessity to prepare the healthy professional without an educational degree causing it to be able to work as ainstructor together with the professional formation degree that Healthy System can offer. This preparation goes in the form of pedagogical capacitations and technical pedagogic offered from the school where the instructor can acquaint the pedagogical proposal of ETSUS-SP and the activity proposal to be done with the students in the many courses offered from the school. This instructor are like professionals working at the basic attentions and they need this kind of capacitation.The service formation is important because at the same time of the happen, promote the practical change of the involved professionals in formation by the practical reflections. Instructors and students can review the practice and improve if needed. For this were contextualized the following themes: problematization, professional education and the instructor formation, valuation of methodological problematization. As intervention proposethink about technical pedagogic capacitation turned onto for the valuation of the problematization methodologies. Know to the valuation theme is very discussed and they cause much apprehension int eh educational professionals. In the instructor way to work at ETSUS-SP without the specified formation for these ends the questions are bigger. The technical pedagogical capacitation pursuit work the valuation in their concepts and their practical onto the methodological propose from the school witch is the methodological problematization, one of the composition of ETSUS-SP.
Subject: Educação Técnica em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QBLWP
Issue Date: 18-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jaqueline_alves_lopes_sartori.pdf412.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.