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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação permanente para cuidadores de idosos de uma instituição de longa permanência: proposta de intervenção
Autor(es): Cristina Domingos de Oliveira
primer Tutor: Anadias Trajano Camargos
Resumen: Este trabalho aborda uma proposta de intervenção sobre educação permanente para cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência (ILP), a qual buscou oferecer aos trabalhadores daquela instituição, um curso que abordasse os temas indicados comonecessários para melhorar o conhecimento dos cuidados com a pessoa idosa. Essa necessidade surgiu a partir do momento que a autora assumiu a função de responsável técnica pela Instituição. Observou-se que os cuidadores estavam com os conhecimentos defasados e isso estava interferindo no atendimento que os mesmos prestavam a pessoa idosa institucionalizada. Assim procurou-se delinear como objetivo, elaborar uma proposta de intervenção que tenha relação com a educação permanente para os cuidadores de pessoasidosos. Trata-se de uma proposta de intervenção que propõe uma capacitação para os profissionais que prestam serviços nessa comunidade. A proposta foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizado um planejamento incluindo a divulgação da proposta,a captação dos profissionais a serem capacitados, considerando a constatação da desatualização. A segunda etapa será a execução da proposta, incluindo-se as aulas teóricoprática que serão ministradas todas as 4ª e 6ª feiras, no horário de 14 às 17h, cada aula terá duração de 50 minutos. Na terceira etapa, os profissionais devem realizar a avaliação que pode ser feita de duas formas (individual e coletiva), para isso deve-se fazer uma nova reunião com os participantes para investigar sobre o aprendizado e reciclar aqueles que não tiveremêxito na assimilação dos conteúdos ministrados, decorrente do nível de escolaridade. Esperase que este trabalho contribua para firmar a convicção de que a educação permanente na área da saúde é de extrema importância, quando se trata de uma ILP.
Abstract: This paper discusses a proposal for intervention on continuing education for caregivers of the elderly in a long-stay institution (ILP), which sought to provide employees of that institution, a course that would address the topics identified as necessary to improve the knowledge ofcare Elder. This need arose from the time that the plaintiff assumed the role of the responsible technical institution. It was observed that caregivers were lagged with knowledge and it was interfering with the care that they lent the institutionalized elderly. So we tried to outline theobjective, a proposed intervention that is related to continuing education for caregivers of elderly people. This is an intervention proposal which proposes a training for professionals who provide services in this community. The proposal was developed in three stages. In thefirst step, we performed a planning proposal including dissemination, uptake of professionals to be trained, considering the finding of staleness. The second step is the implementation of the proposal, including the theoretical and practical lessons that will be taught all the 4th and 6th fairs, scheduled at 14 to 17h, each lesson lasts 50 minutes. In the third stage, professionals, undertake an assessment that can be done in two ways (individual and collective), so it should make a new meeting with participants to investigate learning and recycle those that are not successful in assimilating content taught, due to schooling. It ishoped that this work will contribute to firm conviction that continuing education in health is of utmost importance when it comes to ILP.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QEFCY
Fecha del documento: 30-may-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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