Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGGQ
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dc.contributor.advisor1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.contributor.referee1Allana dos Reis Correapt_BR
dc.creatorBruna Cristina de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:55:36Z-
dc.date.available2019-08-09T18:55:36Z-
dc.date.issued2014-05-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGGQ-
dc.description.abstractThis study aimed to identify through literature the effects of health education, held in perioperative patients who have undergone to surgeries. It is an Integrative Review which used the databases from the Virtual Health Library (VHL),Latin American literature and Caribbean Health Sciences (LALCHS), BND (Brazilian Nursing Database) and Scielo to search for articles, among which only eight were selected. It was observed a predominance of adults and the elderly who have mainly undergone to large and medium-sized surgeries and most of these patients were advised in the operative period. However, some patients did not present effectiveness in controlling anxiety by not remembering the guidelines and information passed on, what makes us aware of the importance of continuous educational process of the patient at all stages of the operative period. Data about nursing difficulties and facilities in the educational process were not covered. It was concluded that the nurse's role is critical in guiding the surgical patient.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou identificar por meio da literatura os efeitos da educação em saúde, realizada no perioperatório em pacientes submetidos a cirurgias. Trata-se de uma Revisão Integrativa que utilizou as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LiteraturaLatino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BDEnf (Base de Dados Brasileiras de Enfermagem) e Scielo para busca de artigos, dentre os quais apenas oito foram selecionados. Observou-se a predominância de adultos e idosos, submetidos principalmente acirurgias de grande e médio porte e, a maioria destes pacientes foram orientados no período operatório. No entanto, alguns pacientes não apresentaram efetividade no controle da ansiedade por não se lembrarem das orientações e informações repassadas, o que nos deixaatentos quanto à importância do processo educativo contínuo do paciente, em todas as fases do período operatório. Dados sobre as dificuldades ou facilidades do enfermeiro no processo educativo não foram contemplados. Concluiu-se que o papel do enfermeiro é fundamental na orientação do paciente cirúrgico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Saúde e Enfermagem Perioperatóriapt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectAssistência de Enfermagempt_BR
dc.subjectCirurgiapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEnfermagem perioperatória: os efeitos da educação em saúde para clientes submetidos a cirurgiaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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