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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGGQ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Enfermagem perioperatória: os efeitos da educação em saúde para clientes submetidos a cirurgias |
Autor(es): | Bruna Cristina de Faria |
Primeiro Orientador: | Walter Batista Cicarini |
Primeiro membro da banca : | Allana dos Reis Correa |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar por meio da literatura os efeitos da educação em saúde, realizada no perioperatório em pacientes submetidos a cirurgias. Trata-se de uma Revisão Integrativa que utilizou as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LiteraturaLatino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BDEnf (Base de Dados Brasileiras de Enfermagem) e Scielo para busca de artigos, dentre os quais apenas oito foram selecionados. Observou-se a predominância de adultos e idosos, submetidos principalmente acirurgias de grande e médio porte e, a maioria destes pacientes foram orientados no período operatório. No entanto, alguns pacientes não apresentaram efetividade no controle da ansiedade por não se lembrarem das orientações e informações repassadas, o que nos deixaatentos quanto à importância do processo educativo contínuo do paciente, em todas as fases do período operatório. Dados sobre as dificuldades ou facilidades do enfermeiro no processo educativo não foram contemplados. Concluiu-se que o papel do enfermeiro é fundamental na orientação do paciente cirúrgico. |
Abstract: | This study aimed to identify through literature the effects of health education, held in perioperative patients who have undergone to surgeries. It is an Integrative Review which used the databases from the Virtual Health Library (VHL),Latin American literature and Caribbean Health Sciences (LALCHS), BND (Brazilian Nursing Database) and Scielo to search for articles, among which only eight were selected. It was observed a predominance of adults and the elderly who have mainly undergone to large and medium-sized surgeries and most of these patients were advised in the operative period. However, some patients did not present effectiveness in controlling anxiety by not remembering the guidelines and information passed on, what makes us aware of the importance of continuous educational process of the patient at all stages of the operative period. Data about nursing difficulties and facilities in the educational process were not covered. It was concluded that the nurse's role is critical in guiding the surgical patient. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGGQ |
Data do documento: | 27-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
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