Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKGKA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ocupar espaços: articulações entre identidade, mobilidade simbólica e reconhecimento social dos moradores de periferia
Autor(es): Paula de Souza Kimo
Primeiro Orientador: Ricardo Fabrino Mendonca
Resumo: Das páginas policiais aos noticiários de cultura. Da visão de exclusão econômica à reflexão sobre a inclusão política e ética. Da ameaça pela arma de fogo à apropriação tecnológica e às imagens cotidianas que dão visibilidade ás pessoas comuns. Diante das perspectivas da modernidade tardia, onde as identidades são arquitetadas contínua ereflexivamente, pretende-se explorar a luta pelo reconhecimento social, discutida por Axel Honneth (2003) e as possibilidades de mobilidade simbólica através da mídia, defendidas por Simone Rocha (2005) como alternativas para a construção de novas visões e práticas sobre a vida na favela. Partindo da experiência do projeto Ocupar Espaços, faz-se umcontraponto entre a produção simbólica veiculada nas mídias tradicionais e os produtos culturais fruto da apropriação de ferramentas de produção midiática pelas pessoas residentes nas periferias. Por tratar-se de um objeto empírico complexo, busca-se umaleitura de como a sociedade conversa com a sociedade, desenvolvendo a análise sob a ótica das interações sociais.
Assunto: Perferias urbanas
Comunicação
Identidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKGKA
Data do documento: 19-Dez-2006
Aparece nas coleções:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigofinal_paulakimo_imagcultmidiaticas2006.pdf187.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.