Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLH2T
Type: Monografias de Especialização
Title: Educando para a diversidade: uma proposta para o Programa Escola Integrada de uma Escola da RedeMunicipal de Belo Horizonte
Authors: Patricia Santos Lorentz
First Advisor: Maria Jose Batista Pinto
Abstract: Este trabalho busca mostrar propostas de implementação da Lei 10. 639 de 2003 e suas diretrizes em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. A partir da análise e reflexão da minha própria prática pedagógica, relacionando-a e problematizando-a com as referências conceituais e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização, construí o Projeto de Ação Pedagógica: EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. Esse projeto teve como objetivo apresentar as referências normativas sobre a educação para a questão as relações étnico-raciais (Lei 10.639/03 e DCNs) com o intuito de implementá-las nas práticas educativas da Escola Integrada. Ele foi desenvolvido ao longo do mês de outubro e novembro de 2011, por meio de questionários com professores e monitores, uma oficina com todos os monitores no dia 26 de outubro e encontros individuais semanais com cada monitor para planejamento das oficinas. Os resultados alcançados foram:Conseguimos incluir na prática cotidiana das oficinas ações voltada para a educação das relações étnico-raciais dentro da escola e entendemos que isso pode ser feito em outras escolas, desde que seja proporcionada a formação dos profissionais envolvidos.
Abstract: This paper seeks to show proposals for implementation of Law 10. 639of 2003 and its guidelines for the municipal schools of Belo Horizonte. From the analysis and reflection of my own teaching practice, linking it and questioning it with the conceptual frameworks and knowledge acquired during the course of specialization, built the Pedagogical Action Project: "EDUCATING FOR DIVERSITY": A PROPOSAL FOR INTEGRATED SCHOOL PROGRAM IN PUBLIC SCHOOLS IN BELO HORIZONTE. "This project aimed to provide normative references about education on the issue of ethnoracial (Law10.639/03 and DCN's) in order to implement them in educational practices for Integrated School. It was developed during the months of October and November of 2011, using questionnaires with teachers and monitors, a workshop with all monitors on the 26th of October and weekly individual meetings with each monitor for planning the workshops. The results were: We include in the daily practice of action workshops for the education of ethnic-racial relations within the school and understand that this can be done in other schools, just as there is for this training of the professionals involved.
Subject: Educação integral
Relações etnicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLH2T
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
111.pdf336.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.